Desenvolvimento Infantil: O que esperar em cada etapa?

É incrível testemunhar o crescimento e desenvolvimento do seu filho, mas pode ser confuso entender o que é normal em cada fase. Aqui estão algumas dicas sobre o que esperar em relação aos marcos de desenvolvimento físico e cognitivo, desde o nascimento até os 12 anos de idade.

0-6 Meses: Os Primeiros Sorrisos e Descobertas

Nesta fase, seu bebê está começando a explorar o mundo ao seu redor. Eles podem:

• Sorrir em resposta aos seus sorrisos e expressões faciais.
  • Seguir objetos em movimento com os olhos.
  • Começar a balbuciar e fazer sons de vocalização.
  • Tentar alcançar e segurar objetos próximos.

6-12 Meses: Engatinhar, Explorar e Primeiras Palavras

Seu bebê está se tornando mais ativo e independente. Eles podem:

• Sentar-se sem apoio e eventualmente começar a engatinhar.
  • Pegar pequenos objetos com os dedos.
  • Dizer suas primeiras palavras simples, como “mamãe” e “papai”.
  • Brincar de esconde-esconde e começar a entender simples comandos, como “dê tchau”.

1-3 Anos: O Mundo da Descoberta e da Imaginação

Durante esse período, seu filho está se tornando mais independente e expressivo. Eles podem:

• Andar sozinhos e explorar o ambiente ao redor.
  • Começar a usar frases simples e seguir instruções básicas.
  • Brincar de faz de conta e imitar ações dos adultos.
  • Desenvolver preferências por certos brinquedos e atividades.

3-6 Anos: Desenvolvimento da Linguagem e Habilidades Sociais

Seu filho está se preparando para a escola e expandindo suas habilidades de comunicação e interação social. Eles podem:

• Falar claramente em frases completas e expressar suas necessidades.
  • Desenvolver habilidades básicas de leitura e escrita, como reconhecer letras e contar histórias simples.
  • Brincar cooperativamente com outras crianças e entender regras simples dos jogos.
  • Demonstrar interesse em aprender sobre o mundo ao seu redor e fazer muitas perguntas.

6-12 Anos: Crescimento, Aprendizado e Desenvolvimento de Habilidades

• Durante essa fase, seu filho está se tornando mais independente e desenvolvendo interesses e habilidades específicas. Eles podem:
  • Desenvolver habilidades motoras finas para escrever com mais precisão e realizar tarefas complexas.
  • Aprender conceitos matemáticos mais avançados e habilidades de resolução de problemas.
  • Explorar interesses em áreas como esportes, arte, música ou ciência.
  • Desenvolver amizades mais sólidas e aprender a lidar com conflitos e desafios sociais.

Lembrando que cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo, então não se preocupe se o seu filho atingir os marcos em tempos ligeiramente diferentes. É importante apoiá-los e celebrar cada conquista ao longo do caminho!

Equipe Pedagógica da Escola Heidy!