Escola | Missão | Equipe | Infraestrutura
A Educação pré-escolar é o primeiro e decisivo passo para se atingir a continuidade no ensino, com produção e eficiência desejáveis.
Nesse período da vida da criança, são relevantes todos os aspectos de sua formação, pois como ser bio-psico sócio-cultural dá os passos definitivos para uma futura escolarização e sociabilidade adequadas como membro do grupo a que pertence.
Sua personalidade começa a consolidar-se; o autocontrole e a segurança interna começam a firmar-se.
Um cuidado especial deve ser tomado pelos educadores para, de forma integral e harmônica, desenvolverem personalidades ajustadas, equilibradas, fundamento essencial para a boa formação.
Para a maioria das crianças, a pré-escola oferece possibilidades que a família muitas vezes não tem condição de proporcionar.
Na pré-escola, a criança, transpondo o limiar da família, convive com outras de sua idade e descobre, à sua maneira, um novo centro social e intelectual.
A sociabilização desenvolve-se harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual, vantagens que favorecem os estudos posteriores.
Nessa idade, ela é muito diferente do adulto, aprende o real de forma diferente, não tem possibilidades de abstração e imaginação que lhe permitam a concepção correta da realidade. Fica, pois, de certa forma, sujeita ao controle de uma autoridade exterior firme, mas ao mesmo tempo suave, e que ela sinta amiga.
Faz-se necessário guiá-la com cautela, dando-lhe explicações condizentes com sua idade, ajudando a descobrir a real utilidade das coisas.
As atividades programadas devem basear-se em suas necessidades e interesses; crianças são ávidas para explorar, experimentar, colecionar, perguntar; aprendem depressa e desejam exibir suas habilidades.
Assim sendo, acreditamos que é na troca, através do diálogo professor-aluno, que o conhecimento é desenvolvido, sendo ele um mediador e facilitador da aprendizagem.
A realidade que cerca a comunidade escola deve fornecer os elementos de análise e pesquisa para educadores e educandos.
A escola deve construir um ambiente que propicie a observação e manipulação de objetos e situações através das quais o outro constrói seu conhecimento.
Berçário | Educação Infantil | Ensino Fundamental | Atividades Extracurriculares
Escola | Metodologia de Ensino | Berçário | Educação Infantil | Ensino Fundamental | Atividades Extracurriculares | Infraestrutura | Localização
Escola Heidy - Centro de Recreação, Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental
Rua Bertioga, 320 / 326 Bosque da Saúde São Paulo SP 04141-100 Veja como chegar
Tel: (11) 5589 2529 | E-mail: secretaria@escolaheidy.com.br
Portaria do Dirigente Regional de Ensino de 08/07/2009 publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 09/07/2009, págs 56/57